DICAS DE ENVIO

PERGUNTAS FREQUENTES

As imagens para impressão digital e offset deverão estar em 300dpi.

Para os serviços coloridos, observe se suas imagens estão em CMYK e de preferência, já no mesmo tamanho que devem ficar no papel. Preferencialmente nos formatos JPG (de alta qualidade) ou TIF (fundo transparente).

Outros formatos de arquivo/imagens como GIF e PNG podem comprometer a qualidade da imagem.

Imagens baixadas diretamente da internet também tem por padrão serem de baixa qualidade, justamente para que o carregamento seja mais rápido. Nem sempre é possível imprimir sem tratamento ou vetorizar.

Sempre que enviar arquivos abertos envie também o arquivo da fonte (tipologia) utilizada ou todo o texto convertido em curvas. Recomendamos também o uso de fontes Tipo 1, de fornecedor qualificado, Adobe, Agfa, etc, por apresentarem resultados mais previsíveis que as demais.

Tenha certeza de que todo o seu trabalho (fios, imagens desenhos, etc.) esteja nas cores de processo CMYK, pois o processo gráfico reproduz a gama de cores utilizando as quatro cromias básicas (Cyano + Magenta + Yellow e blacK). Muitas cores que vemos no monitor (cores RGB – Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul)) ou que observamos em um cromo (tom contínuo), por exemplos, são impossíveis de serem reproduzidas no sistema de impressão. Caso você utilize cores RGB no seu arquivo, estas serão convertidas para CMYK causando alteração na cor impressa. Prefira utilizar cores CMYK. Esta “deficiência” é inerente aos processos diferentes de formação de cores e ocorre, principalmente, com tons de vermelho, laranja, azul, rosa e verde.

Os softwares mais comuns tem por padrão tamanhos como o A5, A4, Ofício, A3 e etc. Já na gráfica, os padrões tem nomenclatura bem diferente, tais como formato 32, formato 16, formato 9, formato 4 e etc.

Conforme a medida necessária após refile, é feito um calculo para encaixar em algum dos formatos de modo que se aproveite ao máximo o papel.

O cliente não é obrigado a saber de todas estas informações técnicas. O que precisamos é da medida final que o material deve ficar após impressão e corte e vinco (se necessário).

Não existe melhor ou pior, mas sim o que você prefere trabalhar. Se necessário, fornecemos arquivos de gabarito para os materiais mais comuns. Os programas mais usados são:

Corel Draw, Adobe Illustrator e InDesign.

Todos eles geram o PDF/X1-A, que hoje em dia é um padrão mundial para produção gráfica automatizada. Seguindo todas as nossas dicas, seu material ficará de excelente qualidade.